Congelamento de óvulos / Preservação da Fertilidade
O congelamento de óvulos, ou criopreservação de gametas e embriões, é uma forma de preservar a fertilidade de quem não deseja ter um filho agora, mas pretende ter futuramente. Com o congelamento, os óvulos são mantidos com a idade da pessoa no momento da coleta, oportunizando a fertilização posteriormente.
Por que congelar óvulos?
A partir dos 35 anos, as mulheres tendem a diminuir a produção de óvulos. Uma mulher saudável de 30 anos possui cerca de 20% de chances ao mês de engravidar naturalmente. Aos 40 anos, as chances são reduzidas a 5%, já que fertilidade tende a diminuir gradualmente.
Isso significa que a mulher que pretende engravidar próximo aos 40 anos, deve congelar seus óvulos antes dos 30 anos, mantendo a idade fértil e aumentando as chances de engravidar posteriormente, através da FIV.
Como funciona a criopreservação de gametas?
No primeiro momento ocorre a estimulação ovariana, buscando aumentar a reserva de óvulos da paciente. Posteriormente acontece a coleta, seguida pelo congelamento dos óvulos maduros. O procedimento dura cerca de 15 dias.
Para as mulheres que desejam ter filhos futuramente, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) orienta congelar seus óvulos, de preferência, até os 37 anos de idade.
E quando eu quiser engravidar?
Depois de congelados, a qualidade dos óvulos se mantém por tempo indeterminado. E a fertilização dos mesmos pode ocorrer quando a mulher desejar. Nesse momento ocorre outra técnica, chamada de Fertilização In Vitro (FIV) , em que os óvulos são fertilizados em laboratório.
Quer saber conhecer mais sobre Congelamento de Óvulos e os demais procedimentos realizados na Clínica Fertvita? Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossos médicos especialistas em Reprodução Assistida.