FIV – Fertilização In Vitro
A Fertilização In Vitro (FIV) é um procedimento de Reprodução Humana Assistida, caracterizada pela fecundação dos óvulos fora do corpo da mulher. A coleta de gameta e a estimulação à ovulação ocorrem em laboratório.
Como funciona?
A mulher é submetida a um estímulo hormonal, incentivando a superovulação, que é o aumento da produção de óvulos em comparação com condições naturais. Através de uma agulha guiada por ultrassom transvaginal, os óvulos são aspirados para a seleção dos mais maduros.
No homem, o sêmen é coletado e, em seguida, ocorre a seleção dos melhores espermatozóides.
A partir de então, no laboratório, é realizado a Fertilização In Vitro pelo médico responsável. Depois de 2 a 5 dias de avaliação, o óvulo fertilizado passa a ser considerado um embrião, sendo transferido ao útero da paciente em um procedimento rápido e indolor.
Quando recorrer à FIV para engravidar?
A técnica está presente no Brasil há mais de três décadas, sendo indicada aos pacientes com diagnóstico de infertilidade – principalmente nos casos em que a mulher posterga a maternidade.
Por isso, o tratamento é apropriado aos homens com baixa produção de espermatozoides e mulheres com trompas obstruídas ou com idade superior a 38 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).
Quais são minhas chances de engravidar com a FIV?
As chances de sucesso da FIV são determinadas principalmente pela idade da mulher, entre outros fatores. Quanto menos avançada a idade, maiores as chances de engravidar.
Quer saber conhecer mais sobre FIV e os demais procedimentos realizados na Clínica Fertvita? Entre em contato conosco e agende uma consulta com nossos médicos especialistas em Reprodução Assistida.